Pintura em Porcelana
Página InicialDicas e TécnicasPortfólioConheça a ArtistaContatoLinks

Técnica do Varrido para Pintura em Estilo Oriental
11/04/2003

Esta técnica é utilizada para pintar os espaços vazios de um desenho em estilo oriental e após o canetado e a queima.


Preparar a tinta para pintura somente com óleo de copaíba. Amasse a tinta na cor escolhida deixando-a no ponto da pasta de dentes. Divida a tinta em duas partes. Numa delas acrescente um pouco mais de copaíba para que ela fique mais líquida (essa tinta será utilizada para a parte mais clara da pintura).


Com um pincel passe a tinta mais líquida no sentido horizontal e, em seguida, passe a tinta mais densa no sentido vertical somente na parte mais escura (por exemplo na base da folha).


Com um pincel de cerdas mais duras e seco (reserve um pincel somente para essa finalidade), pincele suavemente no sentido natural do desenho (no sentido da folha, da flor, etc).


Procedendo dessa forma algumas áreas ficarão mais claras e outras mais escuras. Queime na temperatura normal (750 graus). Caso a pintura não tenha ficado com as cores vivas pinte novamente e queime com cerca de 20 graus a menos que a anterior.


Portfólio
Conheça o trabalho de Gilda Pili acessando seu portfólio com fotos de peças de porcelana em vários estilos e notas sobre a técnica empregada em cada trabalho.


© Copyright 2003-2019, Gilda Pili, Pintura em Porcelana, Reprodução proibida.